Tratamentos

Catarata

Catarata é a alteração do cristalino que pode se apresentar de diversas maneiras. Na maioria das vezes levando à diminuição progressiva da visão.

O cristalino é uma lente natural no interior do olho, que faz parte do seu sistema óptico. Quando não apresenta alterações é traslúcido, e participa na acomodação da visão de perto.
(leia mais...)

Glaucoma

Glaucoma é uma neuropatia óptica caracterizada por escavação do disco do nervo óptico e perda progressiva do campo visual. Tem como principal fator agravante a pressão intra ocular aumentada. Os fatores de risco são idade avançada, antecedente familiar, diabetes, miopia, uso prolongado de esteróides e raça negra. É uma das principais causa de cegueira evitável em regiões desenvolvidas. Um a cada 200 americanos acima de 40 anos apresenta glaucoma crônico simples, e um em cada mil de ângulo estreito, sendo este, quatro vezes mais comum em mulheres.

(leia mais...)

Dicas:

Antes de vir para a consulta.

 

 

 

Glaucoma – Se você usa qualquer medicação para controle da sua pressão intra-ocular, não deixe de usar nos dias antes e principalmente no dia da consulta. A medida da pressão deve ser feita sob o uso da medicação indicada anteriormente, justamente para saber se a medicação está cumprindo seu efeito. Não pingando os colírios, o médico não terá como saber se a medicação está fazendo o efeito esperado, e você terá que voltar outra vez para confirmação. Só deixe de usar se esta foi a recomendação na consulta anterior.

 

Glaucoma Congênito – Além das recomendações anteriores, se os exames forem realizados sob anestesia geral inalatória, então a criança deverá vir para consulta em jejum. Veja o quadro para estabelecer o tempo de jejum em função da idade
 

Tempo de Jejum:
Idade                      Tempo
0 a 6 meses             3 horas
6 a 12 meses           4 horas
1 a 3 anos               6 horas
maior que 3 anos     8 horas

 

Lentes de Contato – Se você é usuário de qualquer tipo de lentes de contato, quando vier à consulta deixe de usá-las com antecedência. Isso proporciona um exame melhor, sem eventual interfência das lentes sobre a córnea. Se quer saber se suas lentes de contato estão em boas condições, então traga-as na caixa própria, para serem examinadas após o exame dos seus olhos sem as lentes. Lembre-se, você não deve ter apenas as lentes de contato para corrigir sua visão. Se você precisa de correção óptica, antes de usar lentes de contato você deve ter óculos.

 

Cirurgia da Miopia – Se o motivo da consulta é intenção de realizar cirurgia refrativa ( miopia, astigmatismo ou hipermetropia ), deixe de usar suas lentes de contato com antecedência. Se as lentes forem rígidas ( acrílicas, siliconadas ou fluorcarbonadas ) fique sem usar as lentes por dez dias antes do exame oftalmológico. No caso de usar lentes gelatinosas, fique sem as lentes em torno de 5 a 7 dias antes da consulta. O uso das lentes de contato interfere nas medidas necessárias para a programação da cirurgia.